Entre em contato conosco pelo WhatsApp.
Quem é o Duque Luthier? Aqui você vai o conhecer melhor.
André Luiz Silva Duque, nascido em Brasília, no Distrito Federal, no Hospital Regional da Asa Norte, HRAN, em abril do ano de 1980, é o segundo filho do ilustre senhor Ambrozio Duque com a guerreira Maria Carmelita Duque, do total de quatro filhos homens. Casado com a linda professora Jaqueline Duque, sua melhor amiga, companheira e grande motivadora, André Luiz se apresenta como Duque em homenagem ao seu pai (in memoriam) cujo sobrenome tem origem curiosa, relatada mais adiante.
Sua família é de origem humilde. O Duque Luthier viveu o início de sua infância no Cruzeiro Novo, em Brasília, Distrito Federal. Já no final de sua infância e início da adolescência viveu na cidade de Alexânia, em Goiás. Pai de quatro filhos, sendo três mulheres e um homem e avô de quatro netos, sendo três rapazes e uma moça. Atualmente mora e trabalha em Brasília, no Distrito Federal, na região administrativa de Santa Maria, onde atua como professor pedagogo na rede pública de ensino e luthier, atendendo na Luthieria Duque Luthier.
Seu pai, Ambrozio Duque, saiu de casa na cidade de Itaguaçu, onde nasceu, no estado do Espírito Santo, aos 7 anos de idade e foi adotado por uma família no Rio de Janeiro. Sua saída de casa foi dramática, em resultado de desentendimentos familiares, quando ele por muitos anos perdeu o contato com a sua família de origem.
Na tentativa de registra-lo com o seu nome de origem, Ambrozio Dubke, conforme sua certidão de nascimento original, a pronúncia do sobrenome Dubke foi entendida como Duque, e então foi registrado novamente como Ambrozio Duque. Daí a origem do nome Duque Luthier, do Duque de Dubke de seu pai Ambrozio Dubke, filho de Franz Izaac Augusto Dubke e Alvina Schiefelbein, originários da Alemanha, tendo como avós paternos Germano Dubke e Albertina Schiefelbein, também de origem alemã, e avós maternos Frederico Schiefelbein e Helena Prié, sendo seu avô materno alemão e sua avó materna originária da França.
Ambrozio Duque, trabalhou como zelador de bloco na quadra 1503 bloco F do Cruzeiro Novo, no Distrito Federal, onde moraram por cerca de uma década. Atuou por muitos anos como vigilante no posto de saúde UBS2 da EQ 217/317 de Santa Maria, Brasília - DF, e fez um belo trabalho como voluntário em várias escolas de Santa Maria, no Distrito Federal, cultivando e cuidando de hortas.
Sua mãe, Maria Carmelita Duque, nasceu na cidade de Nova América, no estado de Goiás.
A segunda filha, do total de sete, do trabalhador rural Sebastião da Silva, goiano nascido em Goiás Velho, com a paulista, de Ribeirão Preto, e adorável Benedita de Souza Silva, Dona Ditinha. Seus avós maternos são Maria Benedita de Souza e Daniel Souza. Seus avós paternos são Antônio e Albertina Diogo Tavares.
Carmelita Duque, começou a trabalhar logo cedo na vida, em casa de família, para poder ajudar financeiramente os próprios pais, que viveram muito tempo cuidando da roça de outras pessoas em algumas cidades do estado de Goiás, para poderem pelo menos se alimentarem. Mas fez progresso no trabalho e na situação financeira, atuando como professora em escola rural de Alexânia, Goiás, gerente de lojas de departamentos (LOBRAS, Lojas Brasileiras), gerente e empreendedora do ramo de mercearia. Assim pôde proporcionar uma vida mais digna aos seus pais, criar seus quatro filhos homens e apoiar as suas irmãs.
Por um período muito significativo da sua vida o Duque Luthier viveu com seus avós paternos, Sebastião e Benedita, na cidade goiana de Alexânia, junto com seus três irmãos, Daniel Duque, Fernando Duque e Michael Duque (na ordem do mais velho para o mais novo, da direita para a esquerda na foto). Este período trouxe lembranças memoráveis que marcaram significativamente a sua formação e caráter. Por meio da sua avó obteve a sua formação religiosa como Testemunha de Jeová, o que fez com que conhecesse os valores cristãos que presa muito até a atualidade, levando muito a sério o estudo da Bíblia Sagrada e consequentemente valorizando muito a honestidade, as amizades, as pessoas, a família e o trabalho, realizando tudo como se fosse para o Deus Criador, de quem crê piamente que vêm todas as recompensas.
Seu avô materno é referência de homem honesto e trabalhador. Sebastião da Silva foi trabalhador braçal, muito inteligente e criativo, mostrando como se faz brinquedos muito lúdicos e interessantes com materiais disponíveis, como latas, chinelos e tocos de madeira. Boas lembranças foram os momentos em que acompanhou seu avô para o serviço na roça, em contato direto com a natureza, onde a lida começava antes mesmo do sol nascer. Seus tios avós, especialmente os irmãos da Dona Ditinha, Tio Arlindo, Tio Vanor e Tio Fí, também influenciaram a criatividade do Duque Luthier, com exemplos de inteligência, disposição para o trabalho e criatividade, em especial a respeito de como inventar coisas úteis, bonitas e bem construídas mesmo com poucos recursos e ferramentas limitadas. Seu pai, Ambrozio Duque também não foi diferente.
Formado em pedagogia também pela Universidade Estadual de Goiás, atualmente cursa pós graduação para especializar-se em Tecnologias Aplicadas à Educação pela Universidade Sebrae. Seu primeiro trabalho formal foi na área da educação, atuando como professor de informática na bem conceituada escola de informática Data Control, aos 16 anos de idade, onde também foi aluno, se destacando e então sendo contratado para ficar responsável pelo laboratório de informática, onde os demais alunos treinavam as lições do curso e tiravam as suas dúvidas. Mas seu primeiro trabalho remunerado foi de catador de materiais recicláveis, ainda na cidade de Alexânia, e, em Brasília, como empacotador e entregador de compras em um mercadinho local na Asa Norte, quando ainda tinha cerca de nove anos de idade. No ensino médio participou do curso técnico em Administração de Empresas, onde teve o privilégio de ser instruído por mestres professores excelentes, como Jacinto Agi e o Doutor Valdivino Clarindo Lima, que, além de ajudarem a ter muito gosto por estudar, ajudaram a desenvolver no Duque Luthier o espírito empreendedor que mantém até hoje e o motivou a empreender na área da luthieria.
Duque atuou durante mais de 20 anos na área de tecnologia, com manutenção e configuração de computadores, vendedor de equipamentos de informática e tecnologia e como designer gráfico, sempre mantendo-se atualizado com a evolução das tecnologias, tendencias e métodos de trabalho e atendimento, por participar de vários cursos técnicos de formação profissional durante o período.
Sempre foi apaixonado por som e música de alta qualidade, sendo muito eclético em suas preferências musicais, reconhecendo que em todo estilo musical existem produções de alta e de baixa qualidade, sendo seletivo neste último aspecto, por que, baseado em seu conhecimento acadêmico, experiência pessoal e vivência, percebeu que o ser humano é comprovadamente influenciado pelo meio em que vive, absorvendo grande parte do conteúdo a que expõe os seus sentidos. Portanto, somos formados intelectualmente e moralmente por tudo aquilo que sentimos, experimentamos, vemos e ouvimos, o que inclui a música, certamente. Logo, aproveitou intensamente a primeira oportunidade de trabalhar com instrumentos musicais, sendo iniciado nessa área com a oportunidade oferecida pelo seu amigo Fábio Queiroz, proprietário da conceituada loja Plug & Cia, fornecedora de instrumentos e equipamentos musicais, onde inicialmente atuou como vendedor e, surgindo a necessidade e a oportunidade, começou a fazer serviços de luthieria, buscando sempre novas informações, técnicas e métodos de trabalho e uso de ferramentas de forma autodidata, o que tem dado certo até agora, conforme avaliação dos clientes que são atendidos por ele.
Duque Luthier já está estruturando a oficina para fabricar instrumentos musicais. Atualmente é especialista em restaurações, também executando pequenos reparos e regulagens. Com seu espírito empreendedor, paixão pela música e o universo musical, o Duque tem muitos planos para empreender em lutheria. Já está programado uma formação bem específica na área para aprimorar técnicas de construção de instrumentos musicais personalizados, com designer e estilo próprio. No próximo ano fará parte de uma formação de luthier na cidade de Parati, Araruama, no Rio de Janeiro, com seu amigo e irmão de fé Marcéu Miranda, na Seasky Luthieria, onde passará uma semana construindo e analisando todo o processo de construção de um violão para concretizar essa nova etapa na luthieria, a de construção de instrumentos musicais personalizados, onde pretende unir toda a sua experiência como designer gráfico, atendimento e vendas, bem como pedagogo para construir instrumentos de designer diferenciados, que além de oferecerem um som excepcional, também tenham uma aparência única e exclusiva, com identidade própria.
Faz parte do projeto também unir os conhecimentos modernos de pedagogia para estabelecer uma referência de cursos na área da lutheria. Sua experiência como professor de cursos técnicos e do ensino regular lhe proporcionou um know-how excelente para implementar uma didática moderna e objetiva em cursos de manutenção, upgrade, regulagem, pintura, restauração e construção de instrumentos musicais. A estrutura da oficina de luthieria já está sendo formatada para atender a esse objetivo. Para alcançar a realização desse projeto o Duque Luthier está investindo pesado em conhecimento, ferramentas, estrutura física e pedagógica e equipamentos para oferecer aos seus aprendizes a melhor e mais gratificante experiência possível para empreenderem também na área da luthieria ou para simplesmente utilizarem os conhecimentos e experiências adquiridos para realizações pessoais, como, por exemplo, construir o seu próprio violão ou regularem eles próprios os seus instrumentos musicais.
Ainda continua...
Estamos reestruturando a nossa luthieria, os nossos serviços e o nosso site para oferecer o que já temos de forma ainda melhor.
Mais atualizações em breve serão postadas aqui sobre o Duque Luthier.