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Falar em instrumentos musicais de qualidade sem considerar a história da música e a invenção e evolução dos instrumentos musicais é impossível. Então resgatamos por meio de uma cuidadosa pesquisa, e relatamos aqui, alguns fatos importantíssimos da história da música e seus instrumentos seguindo uma possível cronologia de tempo, de forma honesta e descontraída.
Quem pensa que as duplas sertanejas só existiram em tempos modernos não está por dentro de alguns fatos. Há evidências muito confiáveis de que a primeira dupla sertaneja pode ter surgido já nos primórdios da história da humanidade. Até o nome é de dupla sertaneja: Jabal e Jubal! Será uma mera coincidência? Já ouviu falar deles? Se sim, você está de parabéns, pois são poucos os que se atentaram para essa história no mínimo interessante. Mas as evidências podem indicar inclusive que a formação era de um trio, não apenas uma dupla. Grava essa curiosidade aí que ela é importante na história da música e no desenvolvimento dos instrumentos musicais. Logo mais voltaremos a falar a respeito da provável primeira dupla sertaneja de que se tem registro. Ou será um trio?
Não podemos contar a história da música e da invenção de instrumentos musicais sem contar um pouco da história da humanidade. Afinal, sem a incrível capacidade que os seres humanos receberam de poder distinguir diferentes sons e tons, a música não faria muito sentido. A variedade de sons, que é definido como uma vibração percebida pelo ouvido ao se propagar por algum meio, ocorrem em diversas intensidades e frequências, o que gera uma quantidade virtualmente infinita de possibilidades. Podemos usar como exemplo o som quase sempre encantador dos pássaros, pois alguns são capazes até mesmo de compor belas melodias, com harmonia, que invariavelmente nos despertam agradáveis emoções.
O surgimento da música e de seus instrumentos musicais também está diretamente ligada à cultura do homem, exercendo forte influência sobre as suas emoções e até mesmo motivando as suas ações. Somos capazes de dizer de qual região do mundo uma pessoa é baseado em suas preferências musicais e até mesmo na forma com que se comunica. Por exemplo, no Brasil podemos identificar a região de origem de algumas pessoas só observando o seu modo de falar, que chamamos de sotaque. Além disso, não podemos deixar de citar a incrível ligação da música e dos sons à memória, pois mesmo ao passar de muitos anos ou mesmo décadas sem ouvir uma música, quando ela chega aos nossos ouvidos seremos capazes de cantarolar a letra que acompanha a melodia, o que remeterá às memórias associadas ao som, fazendo-nos reviver as sensações dos sentidos além do ouvido, como os cheiros, os gostos, os toques, as pessoas, os lugares e objetos, talvez até mesmo despertando fortes sentimentos que sequer imaginávamos ainda existirem em nossas mentes e corações. Até mesmo pessoas portadoras de doenças degenerativas que afetam a memória são intensamente motivadas ao ouvir determinadas melodias. Algumas pessoas com Alzheimer, uma doença degenerativa que afeta diretamente a memória, apesar de serem afetadas ao ponto de nem mais reconhecerem a si mesmas, quando expostas a músicas que fizeram parte da sua história conseguem resgatar muitas das memórias associadas à melodia. É por esses e por muitos outros motivos que durante a sua história a humanidade ansiou por boa música e, consequentemente, por bons instrumentos musicais.
A arqueologia corrobora com essas informações. Por exemplo, na década de 1950 foram descobertos na região da antiga Mesopotâmia, onde atualmente está o território do Iraque e partes da Síria e da Turquia, 29 pequenas tabuletas de argila fragmentadas em vários pedaços pequenos. Dentre essas tabuletas se destacou uma que foi catalogada como 'H6', contendo os maiores pedaços. Dentre eles estava um pequeno fragmento com escrita cuneiforme, que foi classificado como "a peça musical mais antiga do mundo de que se tem registro", contendo representações musicais originadas da antiga Babilônia adaptadas para a cultura do povo hurrita, no noroeste da Síria, para onde os portadores das tabuletas haviam migrado.
Os pesquisadores se debruçaram sobre esse material e conseguiram traduzir partes das letras e concluíram que logo abaixo das inscrições cuneiformes haviam símbolos que eles acreditam ser a escrita da mais antiga partitura musical do mundo ainda existente. E a letra da música, pelo que se pôde entender dos fragmentos do texto da tabuleta H6, conforme a tradução mencionada pelo Professor Richard Dumbrill da Universidade de Babilônia (Iraque), que usando técnicas de arqueomusicologia estuda as tabuletas de Ugarit por pelo menos 20 anos, parece remeter ao sofrimento de uma jovem que deseja ter filhos mas está impedida como consequência de algum mau comportamento não revelado no texto. Por isso ela sai no período noturno para fazer petições a uma deidade da lua, identificada como Nikkal, a qual oferece uma quantidade limitada de óleo ou sementes de gergelim em uma pequena lata. Já em fragmentos de outra tabuleta foi identificada uma música sobre uma mulher que trabalhava em um bar vendendo cervejas. Não é de hoje que existe a associação da música com a bebida alcoólica e a sofrência!
Inscrição na tabuleta H6, encontrada na Síria, é a peça musical mais antiga do mundo
— Foto: BBC/Leila Molana-Allen
Pois é, vamos encaixar nessa história alguns dos escritos conhecidos que falam sobre a provável formação do que seria a primeira dupla de 'sertanejos' ligado às canções que regavam as emoções das pessoas: Jabal e Jubal. E essa história está contada no que é conhecido como um dos livros mais antigos a relatar o início da humanidade. Na realidade uma coleção de cinco livros conhecida como Pentateuco. E você provavelmente tem estes escritos guardados em algum lugar aí na sua estante. Antes de ir lá conferir fica com uma informação muito importante: Esta pequena coleção de cinco livros tem muita credibilidade dentro da arqueologia, tendo a sua autenticidade confirmada por vários artefatos que já foram encontrados, atestando a veracidade dos seus relatos, incluindo fortíssimas evidências da existência dos povos, cidades, histórias de acontecimentos e até mesmo de personagens que são mencionados nestes escritos, com uma riqueza de detalhes impressionante. E o mais impressionante ainda é que algumas dessas histórias tiveram detalhes revelados com séculos de antecedência, mesmo antes de elas acontecerem de fato, o que também é comprovado por evidências arqueológicas.
Mas vamos lá, sem perder o foco. O Pentateuco é composto pelos livros de Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio. Hoje eles estão entre os primeiros dos 66 livros reunidos na Bíblia Sagrada. E você pode conferir essa história lá na sua bíblia, no livro do Gênesis, capítulo 4 e versículos do 17 ao 24. Se achar mais prático pode clicar no link abaixo para ler os textos on-line.
Compare o que está escrito no texto com esta analogia: O pai de Jabal e Jubal foi Lameque, que tinha duas esposas simultaneamente, Ada e Zilá. Jabal morava em tendas e criava gado. Seu irmão, Jubal, inventou de tocar harpa e flauta, que provavelmente foram feitas usando as ferramentas criadas pelo seu outro irmão, Tubalcaim, que é identificado no versículo 22 do mesmo capítulo do livro de Gênesis como o "forjador de toda sorte de ferramentas de cobre e ferro". Lameque ainda era compositor, pois compôs um poema que poderia muito bem ser uma música para as suas duas esposas, talvez a primeira música da história da humanidade. Então podemos imaginar Jubal dedilhando a sua harpa e fazendo os arranjos com a sua flauta. Jabal talvez fosse o cantor, o primeira voz, e o seu irmão Tubalcaim ou sua irmã Naamá, fazendo a segunda voz. Se for esse o caso, então nem era propriamente dita uma 'dupla de dois', mas um trio. E se levarmos em conta a letra que Lameque compôs e essa possível formação podemos até dizer que foi a primeira versão do "Trio Parada Dura".
O mais interessante é que, segundo o relato do livro de Gênesis, Lameque fez parte da sétima geração na linhagem de Adão, sendo contemporâneos pelo menos em uma parte das suas vidas. Adão e Eva viveram na região chamada Éden, no seu jardim, localizado do lado oriental. Dá para ter uma noção da região onde estava localizado o "Jardim do Éden" baseando-se na descrição geográfica bíblica de que nele nascia um rio que regava o jardim e depois se dividia em quatro outros rios identificados como Eufrates, Hídequel [Rio Tigre], Pison e Giom. (Gênesis 2:10-14) Os dois primeiros ainda existem e são amplamente conhecidos, o Tigre e o Eufrates, sendo este primeiro conhecido por ser o berço onde nasceu a civilização e os dois juntos banham quase toda a região da antiga Mesopotâmia, exatamente onde foram encontrados os fragmentos da tabueta H6, identificada como o artefato de registro musical mais antigo já conhecido, datando de cerca de 3500 anos antes de Cristo.
Essa intrigante história está intrinsecamente ligada ao fato de que é nessa região onde são encontrados até hoje os mais antigos e significativos artefatos arqueológicos ligados à música e aos instrumentos musicais, também em maior quantidade, não coincidentemente.
A Bíblia Sagrada menciona música e músicos que expressam seu louvor e reverência a Deus por meio da música utilizando instrumentos musicais muitas vezes criados por eles próprios. Alguns personagens bíblicos bem conhecidos foram músicos. Um deles em especial poderá surpreender você. A Bíblia traz muitas referências associadas tanto à musica vocal como à instrumental associados geralmente a atos de adoração e reverência ao Criador do universo.
A primeira menção do tipo, como já relatada, remete à sétima geração na linhagem de Adão, no livro do Gênesis capítulo 4 e versículo 21, quando registra Jubal como o fundador dos instrumentistas, sendo ele o primeiro criador e músico a manejar a harpa e o pífaro. Há muitas evidências arqueológicas confirmando que estes estão entre os instrumentos musicais mais antigos da humanidade, com evidências apontando justamente para o período mencionado na Bíblia, próximo de 4000 anos antes de Cristo.
OBS.: * As pesquisas e estudos sobre o tema ainda estão em andamento e à medida que as informações forem chegando elas continuarão sendo inseridas e atualizadas aqui. As fontes de pesquisas também serão fornecidas para verificação da autenticidade das informações. Lembrando que este estudo está sendo feito de forma criteriosa e com muito cuidado visto que há muitas informações disponíveis que não podem ter a confirmação da autenticidade. As informações são inseridas de forma descontraída, acrescidas de curiosidades e pontos de vista do autor, sem perder a seriedade e o compromisso com a credibilidade das informações. ** A 'espinha dorsal' da pesquisa estão sendo os registros históricos e arqueológicos, os relatos bíblicos que coincidem com os estudos, a opinião de especialistas e estudos já realizados. *** Qualquer observação e sugestão são bem vindas e podem ser enviadas para o nosso e-mail: duque@duque.art.br que serão apreciadas. **** Partes das informações podem ser reproduzidas desde que citada a fonte da seguinte forma: "Mais informações podem ser obtidas em www.duque.art.br ."